Prata 950 e prata 925. Qual é a diferença?

Prata 950 e prata 925. Qual é a diferença?

A prata pura é um metal precioso muito “macio” para fabricação de joias, por isto, ele é utilizado com “ligas metálicas”, ou seja, associados a outros metais para que possua a resistência necessária para o uso e as numerações “950” e “925” são indicações da composição e teor da prata…vamos entender melhor:

A prata de lei tem esse nome graças a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de

pureza, a fim de prevenir excesso da mistura de outros

 metais na liga, diminuindo o valor.

Wikipedia
Aliança em prata Voraky!

Atualmente, as “pratas de lei” no Brasil são as de teor 925 ou 950, (dependendo do uso e da região), mas o que significa isto?

A prata 925 possui 92,5% de prata e 7,5% de outros metais como

cobre eletrolítico e latão

A prata 950 possui 95% de prata e 5% de outros metais como cobre eletrolítico e latão.

Um cristal de prata de alta pureza (>99,95%), feito eletrolitamente de massa 11g. Esta imagem foi feita a partir de 12 fotografias via empilhamento de foco. (wikipedia)

Exite também a prata 800, muito utilizada para fabricação de talheres, enfeites, etc. e a “prata italiana” que é… prata.

O termo “prata italiana” surgiu devido ao fato de a Itália ter sido o primeiro país a iniciar a fabricação de joias de prata, e diante disto eles conseguem mesmo um acabamento diferenciado de alto brilho, mas a composição é prata “normal”.

Desta forma, observando as ligas utilizadas em joias, pode-se dizer que a prata 950 é mais pura e por isso, está mais suscetível a apresentar aquelas manchas caraterísticas da prata envelhecida.

Note: Assim que é minerada ou após receber algum polimento, a prata possui uma cor branco-prateada brilhante muito característica. Entretanto recobre-se de uma película de sulfeto de prata quando exposta ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre por exemplo.

Mas estas alterações na cor da prata são caraterísticos do metal, e é fácil deixar sua prata brilhando novamente, quer saber como?

Pingente fada do dente em prata / berloque fada do dente Voraky!

Aqueça um pouco de água (não precisa ferver).

Separe duas colheres de sopa da água quente e adicione mais ou menos 1/4 de uma colher de sopa de bicarbonato a esta água que você separou.

Misture bem, até ter uma pastinha homogênea.

Aplique esta mistura na peça desejada .

Depois enxague bem com água morna e seque.

Existe também a opção de um produto específico para limpar a prata que é vendido em nossa loja online (limpa pratas).

Siga-nos nas redes sociais e acompanhem nossas dicas!

Texto: Aline Miranda – Pós graduada em Design de Gemas e Joias

O que é o banho de prata?

A prata (ou Argento) é um metal precioso, de altíssima condutibilidade elétrica.

Assim que é minerada ou após receber algum polimento, possui uma cor branco-prateada brilhante muito característica. Entretanto recobre-se de uma película de sulfeto de prata quando exposta ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre por exemplo.

Correntes banhadas a prata Voraky

O símbolo químico Ag provém da palavra em latim argentum (compare com a palavra grega άργυρος, árgyros), de raiz indo-européia *arg-, significando “branco” ou “brilhante”.”

Wikipedia

A prata, assim como o ouro, é muito macia para ser utilizada em acessórios de forma pura, por isto tem as ligas “950”, “925”… mas agora, vamos falar um pouco sobre o banho de prata…

O banho de prata é feito através do mesmo processo do banho de ródio, entretanto nele, utiliza-se o metal precioso prata.

O banho de prata é geralmente mais utilizado em peças de menor custo pois o metal prata possui um menor custo de aquisição e uma durabilidade ligeiramente inferior a do ródio.

No banho de prata há também a possibilidade de utilização de diversas camadas, quanto maior o numero de camadas maior a durabilidade do banho e sua respectiva proteção à peça.

Argola banhada a prata Voraky linha “Sempre bem”

Para boa durabilidade vale observar as mesmas dicas e recomendações para qualquer semijoia, quer saber quais são?

Existem várias, mas a mais importante é: Evite tomar banho com suas peças (banho de chuveiro, de mar ou piscina), pode ser qualquer semijoia, de qualquer marca, de qualquer banho com qualquer camada, é uma dica geral e muito importante!

Se quiser entender o motivo e saber mais, veja nossos posts sobre dicas de conservação e uso de semijoias… siga-nos nas redes sociais e acompanhem nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?