O níquel é um vilão?

O níquel é um vilão?

O níquel é um metal de uso proibido ou delimitado em muitos países para fabricação de acessórios corporais e afins, então no setor joalheiro, SIM, ele é um vilão. Explico.

fonte da imagem: Canva.com

Primeiro, vamos entender porque ele já foi muito utilizado para fabricação de bijuterias e semijoias, e ainda é utilizado.

A utilização extensiva do níquel em acessórios se deu principalmente por suas características químicas de alta condutibilidade (o que favorece o banho) e baixo custo (o que favorece o preço), porém, seu uso não favorece o VALOR da peça. Porque digo isso?

A utilização extensiva do níquel em acessórios se deu principalmente por suas características químicas de alta condutibilidade (o que favorece o banho) e baixo custo (o que favorece o preço), porém, seu uso não favorece o VALOR da peça. Porque digo isso?
Fonte Canva.com

Porque é um material potencialmente alérgico – isto não é regra, mas estudos indicam que, entre as reações alérgicas a metais, o níquel se destaca e que sua utilização constante pode liberar toxinas no organismo (veja alguns trechos destacados destes estudos no final deste post).

O níquel, assim como o cobre o cádmio, são classificados como “metais pesados”.

A definição de “metais pesados” ainda é um assunto em evolução, ou seja, não existe uma definição específica para estes metais em especial. De uma forma em geral, considera-se metal pesado todo aquele metal que apresenta: Uma elevada massa atômica (…) Fácil absorção por um organismo vivo (…) Nível de toxicidade alto para o ser vivo (…)”

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/metais-pesados.htm (Publicado por Diogo Lopes Dias)

Por isso, o INMETRO estabeleceu limites para presença de metais pesados na fabricação e IMPORTAÇÃO de bijuterias e jóias (as peças chinesas são extensamente fabricadas com o cádmio)… não dá pra ser tão baratinho se cobrar um preço né…rss.

Inmetro

(…) as irregularidades costumam ocorrer mais com produtos oriundos da China e do Oriente Médio. Os técnicos do Inmetro coletaram e compraram amostras no mercado e também da Receita Federal, nos portos do Rio de Janeiro e de Santos. Nos laboratórios, verificaram a presença de teores elevados de cádmio e chumbo em algumas bijuterias e joia”

Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Articulação Externa e Projetos Especiais do Inmetro

Na Voraky! NÃO UTLIZAMOS NÍQUEL ou CÁDMIO, nossas peças são fabricadas com metal base de prata, moeda antiga ou latão (também conhecido como Tombak), e no banho, optando pelo banho antialérgico (ou hipoalergênico) “niquel free”, no qual este metal é substituído pelo paládio.

Berloque em prata

Mas como saber se você tem alergia a niquel?

Veja nossos posts relacionados:

Trechos destacados de estudos científicos:

Texto: Aline Miranda – Pós graduada em Design de Gemas e Joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?