O que é o banho de prata? Ou folheado a prata?

O que é o banho de prata? Ou folheado a prata?

A prata (ou Argento) é um metal precioso, de altíssima condutibilidade elétrica.

Assim que é minerada ou após receber algum polimento, possui uma cor branco-prateada brilhante muito característica. Entretanto recobre-se de uma película de sulfeto de prata quando exposta ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre por exemplo.

Correntes banhadas a prata Voraky

O símbolo químico Ag provém da palavra em latim argentum (compare com a palavra grega άργυρος, árgyros), de raiz indo-européia *arg-, significando “branco” ou “brilhante”.”

Wikipedia

A prata, assim como o ouro, é muito macia para ser utilizada em acessórios de forma pura, por isto tem as ligas “950“, “925“… mas agora, vamos falar um pouco sobre o banho de prata…

O banho de prata é feito através do mesmo processo do banho de ródio, ou do de ouro; entretanto nele utiliza-se o metal precioso prata.

O processo de banho de uma semijoia consiste basicamente em mergulhar as peças em tanques diversos com soluções químicas para limpeza, nivelamento e posteriores deposições de camadas de metais.

O banho de prata é geralmente mais utilizado em peças de menor custo pois o metal prata possui um menor custo de aquisição e uma durabilidade ligeiramente inferior a do ródio.

No banho de prata há também a possibilidade de utilização de diversas camadas, quanto maior o numero de camadas maior a durabilidade do banho e sua respectiva proteção à peça.

Argola banhada a prata Voraky linha “Sempre bem”

Para boa durabilidade vale observar as mesmas dicas e recomendações para qualquer semijoia, quer saber quais são?

Existem várias, mas a mais importante é: Evite tomar banho com suas peças (banho de chuveiro, de mar ou piscina), pode ser qualquer semijoia, de qualquer marca, de qualquer banho com qualquer camada, é uma dica geral e muito importante!

Quer saber como limpar sua peça banhada a prata?

Basta lavar com água natural morninha (não fervente), e um pouco de sabão neutro.

Você pode usar uma escovinha macia para lavar (uma escova de dentes já usadinha é bom, ou a própria escova de dentes “macia”).

Esfregue a escova delicadamente, depois basta enxaguar muito bem em água corrente para retirar todo o sabão e secar.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhem nossas dicas!

Texto: Aline Miranda – Pós graduada em Design de Gemas e Joias

O que é o banho de uma semijoia?

O que é

Um processo eletroquímico que reveste uma peça de metal não nobre com camadas diversas de metais, inclusive metais nobres como ouro, prata ou ródio (rhodium).

Imagem de computador ilustrando três banhos diferentes

Eihn?

As peças são mergulhadas em tanques diversos com soluções químicas para limpeza da peça e posterior deposição de camadas de metal, inclusive a de OURO.

QuequeComo?

Bem, vamos pegar um anel como exemplo… Este anel é fabricado em metal não nobre (geralmente latão – também conhecido por Tombak).

Ele recebe um “pré tratamento” que consiste em “dar acabamento à peça” (lixar, polir, etc) depois é enviado para o banho.

No banho ele é mergulhado em tanques cheios de soluções químicas, onde acontece o processo de deposição de camadas metálicas (inclusive Ouro)… vamos conhecer de maneira super resumida as etapas do banho de uma semijoia:

Quais são as camadas do banho de uma semi joia?

A parte mais interna da peça é produzida em “metal não nobre”.

Na Voraky! nossas peças são fundidas em latão ou ‘moeda antiga’… este último é um metal que pode ser comercializado até mesmo sem banho” – Aline Miranda

Anéis e pingente fundidos em moeda antiga, em produção (ainda sem acabamento) na Voraky! fabricação própria.

Mas também podem ser produzidas em níquel (alérgico e potencial cancerígeno , ou Cádmio igualmente nocivo.

Estes últimos citados são classificados como “metais pesados”, tem seu uso proibido ou restrito em diversos países e são mais encontrados em produtos oriundos da China ou do Oriente Medio (segundo Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Articulação Externa e Projetos Especiais do Inmetro)

Depois, a peça é submetida a banhos que vão aprimorar o “nivelamento das imperfeições” até então contidas na peça e outros que vão garantir a fixação dos metais nobres a ela.

Em uma etapa intermediária do banho, pode-se utilizar o níquel (alérgico e potencial cancerígeno), ou o paládio (antialérgico).

O níquel é amplamente utilizado por ser um metal mais barato (o paládio tem o custo aproximado ao do ouro), mas só a utilização do paládio é que vai evitar a reação alérgica..e é esta a opção da Voraky!” – Aline Miranda

Depois disto nós temos o “pré ouro”, que é a camada responsável pela aderência das próximas camadas de ouro futuramente aplicadas e consiste na aplicação de uma camada de ouro 24 quilates (ou seja, ouro puro) ou ródio (dependendo da cor que se deseja).

Exemplo de uma semijoias banhada com ródio branco (também chamado de Rhodium)

Esta é a camada que garante a fixação das demais camadas de ouro.

Na etapa seguinte é que se aplicam as camadas em “milésimos”… que geralmente vai de 3 a 10 milésimos em semi joias.

A ultima camada metálica é a “cor do ouro”… que é mesmo para dar a cor do ouro que se escolhe dentre várias tonalidades possíveis.

E por fim, ainda é possível aplicar uma camada adicional de verniz para proteger ainda mais toda a peça.

Pulseira pai e filho banhadas a ouro Voraky!

Desta forma, uma peça simples recebe camadas de metais preciosos que a tornam mais especial e segura para o uso. Aliada a um design diferenciado, as semi joias conferem elegância e destaque a preços acessíveis e com inúmeros benefícios a seu bem estar.

Quer conhecer nossos produtos ou saber mais sobre semijoias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?