O que é o “banho” de uma semijoia?

O que é o “banho” de uma semijoia?

O que é

Um processo eletroquímico que reveste uma peça de metal não nobre com camadas diversas de metais, inclusive metais nobres como ouro, prata ou ródio (rhodium).

Imagem de computador ilustrando três banhos diferentes

Eihn?

As peças são mergulhadas em tanques diversos com soluções químicas para limpeza da peça e posterior deposição de camadas de metal, inclusive a de OURO.

QuequeComo?

Bem, vamos pegar um anel como exemplo… Este anel é fabricado em metal não nobre (geralmente latão – também conhecido por Tombak).

Ele recebe um “pré tratamento” que consiste em “dar acabamento à peça” (lixar, polir, etc) depois é enviado para o banho.

No banho ele é mergulhado em tanques cheios de soluções químicas, onde acontece o processo de deposição de camadas metálicas (inclusive Ouro)… vamos conhecer de maneira super resumida as etapas do banho de uma semijoia:

Quais são as camadas do banho de uma semi joia?

A parte mais interna da peça é produzida em “metal não nobre”.

Na Voraky! nossas peças são fundidas em latão ou ‘moeda antiga’… este último é um metal que pode ser comercializado até mesmo sem banho” – Aline Miranda

Anéis e pingente fundidos em moeda antiga, em produção (ainda sem acabamento) na Voraky! fabricação própria.

Mas também podem ser produzidas em níquel (alérgico e potencial cancerígeno , ou Cádmio igualmente nocivo.

Estes últimos citados são classificados como “metais pesados”, tem seu uso proibido ou restrito em diversos países e são mais encontrados em produtos oriundos da China ou do Oriente Medio (segundo Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Articulação Externa e Projetos Especiais do Inmetro)

Depois, a peça é submetida a banhos que vão aprimorar o “nivelamento das imperfeições” até então contidas na peça e outros que vão garantir a fixação dos metais nobres a ela.

Em uma etapa intermediária do banho, pode-se utilizar o níquel (alérgico e potencial cancerígeno), ou o paládio (antialérgico).

O níquel é amplamente utilizado por ser um metal mais barato (o paládio tem o custo aproximado ao do ouro), mas só a utilização do paládio é que vai evitar a reação alérgica..e é esta a opção da Voraky!” – Aline Miranda

Depois disto nós temos o “pré ouro”, que é a camada responsável pela aderência das próximas camadas de ouro futuramente aplicadas e consiste na aplicação de uma camada de ouro 24 quilates (ou seja, ouro puro) ou ródio (dependendo da cor que se deseja).

Exemplo de uma semijoias banhada com ródio branco (também chamado de Rhodium)

Esta é a camada que garante a fixação das demais camadas de ouro.

Na etapa seguinte é que se aplicam as camadas em “milésimos”… que geralmente vai de 3 a 10 milésimos em semi joias.

A ultima camada metálica é a “cor do ouro”… que é mesmo para dar a cor do ouro que se escolhe dentre várias tonalidades possíveis.

E por fim, ainda é possível aplicar uma camada adicional de verniz para proteger ainda mais toda a peça.

Pulseira pai e filho banhadas a ouro Voraky!

Desta forma, uma peça simples recebe camadas de metais preciosos que a tornam mais especial e segura para o uso. Aliada a um design diferenciado, as semi joias conferem elegância e destaque a preços acessíveis e com inúmeros benefícios a seu bem estar.

Quer conhecer nossos produtos ou saber mais sobre semijoias?

Texto: Aline Miranda – Pós graduada em Design de Gemas e Joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?